- Operações matemáticas
- Operações estatísticas
- Recuperação de dados
- Montagem de planilhas
- Montagem de gráficos
- Cronogramas
- Controle de gastos
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
ATIVIDADE 09
ATIVIDADE 08
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
ATIVIDADE 06
ATIVIDADE 05
Formação do Conhecimento Coletivo
O Papel do Professor em Tempos de Web Arte e Copy
A ampliação do acesso à educação formal e aos meios de comunicação foi sem dúvidas, o estopim dessa explosão produtiva, mas o desenvolvimento do computador como poderosa auxiliar da modelagem matemática e da robótica como extensão segura do homem para a manipulação seriada de alta performance catalisaram a reação iniciada nos bancos escolares e sugerem mudanças nos procedimentos educacionais para que se possa prosseguir o caminho pouco definido para o tratamento do conhecimento e de seu valor agregado na produção de riquezas. Trata-se de uma questão educacional e também econômica.
A informação é cara para ser produzida, mas barata para ser reproduzida. Esse fato impõe ao professor o ônus de uma produção autoral, que a medida que aumente o acesso e a interatividade do sistema, fica mais difícil de ser protegida e tira da escola e da educação formal o privilegio de ser o pólo disseminador do conhecimento.
Se novas competências são exigidas do professor para que possa fazer uso conveniente dos instrumentos que a tecnologia tem oferecido para a educação cabe a escola buscar da mesma fonte os meios para decidir o seu papel, enquanto pólo de referencia de formação, organização e disseminação do conhecimento demodelando a parte administrativa e pedagógica.
Texto 02
COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO
A Internet está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. Isso traz grandes vantagens e também alguns problemas. O estudante iniciante na Internet se deixa, primeiramente, deslumbrar quando vê que uma pesquisa apresenta 100 mil resultados. Depois desanima ao constatar que não pode esgotá-la que há inúmeras repetições muitas indicações equivocadas.
Com a prática desenvolvemos a habilidade de descobrir onde estão os melhores endereços, observando a organização dos tópicos, a riqueza e variedade de artigos, a respeitabilidade da instituição e dos pesquisadores.
É importante sensibilizar o aluno antes para o que se quer conseguir neste momento. O professor precisa estar atento, pois a tendência na Internet é para a dispersão fácil.
Podemos fazer pesquisas de temas diferentes, individual ou em pequenos grupos de assuntos que estejam ligados a eles, dentro e fora do período de aula.
Ao pesquisar tais assuntos, os alunos deverão relatar em síntese o que encontraram de mais significativo. Professor e aluno relacionam as coincidências e divergências entre os resultados encontrados e as informações já conhecidas em reflexões anteriores, em livros e revistas. A colaboração em comum facilita a comparação, a seleção, a organização hierárquica de idéias, conceitos e valores. A tendência dos alunos é a de qualificar mais do que analisar. Se não tivermos atentos, não explorarão todas as possibilidades nelas contidas. José Manuel Moron
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Linux- Atividade 1
Linux
Editar textos, no writer;
Configurar os textos;
Criar pastas;
Salvar nas pastas (portifólio);
Navegador - internet;
Criação de uma conta de email, no gmail;
Vírus existentes; anti-vírus
Elaboração de Planilha
Criação de nossos blogs
Blogs - Atividade 7
http://dinamicaeducativa.blogspot.com/2007/12/dicas-de-trava-linguas.html
http://e-educador.com/index.php/educa-nos-blogs-mainmenu-132
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/
Atividade 2 - Ensino e Educação de qualidade
http://www.eca.usp.br/prof/moran/
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Redes de comunicação pessoal no cotidiano- atividade 4
As redes de comunicação que construímos utilizando a internet nos permite apresentar para as outras pessoas a forma que pensamos, agimos, vivemos e também saber o que as outras pessoas pensam ou observam a nosso respeito. Portanto, é necessário estabelecermos critérios que são fundamentais para que esta comunicação ajudenos a crescer pessoal/profissionalmente, deixando transparecer nossos verdadeiros valores, nossas competências e principalmente a nossa credibilidade enaquanto seres humanos .neste intercâmbio.
A interação na comunicação pessoal será válido se as trocas acontecerem de forma que o outro nos veja como alguém competente e que tenha qualidades para imfluenciar no nosso intelectual e emocional. Porém, se ao contrário nos definirem como alguém sem competência, equilíbrio, conhecimento, nosso relacionamento não terá objevitidade, tornando a interação superficial e sem sentido.